Geração de Juda

rede 24/11

Seminário de Dança

Seminário de Dança

Ministério de Danças
Requisitos

1- Ter um chamado de Deus para o ministério

A pessoa que irá assumir a direção do louvor com danças, deve ser alguém chamado por Deus para trabalhar nesta área. Não pode simplesmente ser alguém que goste ou tenha habilidade para dançar. Muitos líderes procuram aqueles que têm habilidade, mas se esquecem do chamado e acabam colocando a pessoa em uma posição em que não deveria estar. Estar no centro do propósito de Deus para as nossas vidas é um dos princípios básicos para termos um ministério ungido. A liderança da igreja deve orar por alguém que possua ambas qualidades: o chamado e a habilidade. "Eis que chamei pelo nome a Bezalel... e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício..." Ex 31: 1,3


2-Ter habilidades para o ministério

O dirigente de adoração com danças, deve ser alguém que também possua habilidades naturais na área da dança e que seja alguém disposto a desenvolver estas habilidades. O grupo precisa ter ensaios regulares onde estarão desenvolvendo técnicas corporais na área da dança. Para tal, é necessário que orem para que Deus levante profissionais da área que se disponham a ensinar e treinar o grupo.


3-Precisa ser um adorador

A adoração que é feita junto com a congregação deve ser a extensão da vida de adoração que cada crente deve ter na sua intimidade com Deus. O dirigente de louvor com danças deve então, em seu momento a sós com Deus, ministrar diante dEle dançando. Desta forma, sua ministração junto à congregação, não será uma representação, mas uma realidade de vida que poderá realmente trazer o mover de Deus. Uma pessoa que dança em louvor e adoração somente quando existem pessoas olhando, deve questionar se sua dança realmente está sendo direcionada a Deus ou às pessoas.


4-Ter maturidade espiritual

Ter um caráter de adorador, é um princípio que nos habilita a trabalhar em toda e qualquer área dentro da Igreja. Consiste em ter uma vida de santidade, de entrega e renúncia diante de Deus, além de um coração humilde, submisso e ensinável. Quantas vezes recebemos reclamações de líderes, dizendo que o grupo de dança é insubmisso, não se envolvem nas demais atividades da igreja e não se deixam tratar. É por esta razão que muitos líderes nas igrejas fecham o coração para os grupos de dança, pois estes muitas vezes não dão testemunho, não possuem caráter aprovado, enfim não se comportam como ministros. Pessoas imaturas ou novas na fé, não devem fazer parte do ministério com danças. O líder como os demais, deve então ser exemplo em maturidade e caráter, para que o ministério cumpra seu propósito.


5- Sensibilidade espiritual

A sensibilidade Espiritual é algo fundamental para o líder de louvor e adoração com danças. Deve-se buscar em oração antes da ministração, qual é a direção de Deus para aquele momento. Às vezes o Espírito nos dirige a ministrar com bandeiras profetizando às nações, em outros momentos o Senhor nos dirige em relação ao o que dançar e como fazê-lo. É necessário que o dirigente entenda que através da dança nós oramos, intercedemos, profetizamos, louvamos e adoramos. Tudo isto tem que ser feito debaixo de uma direção de Deus e para isto é necessário ter sensibilidade.


6- Preparo em oração

É fundamental que antes de uma ministração, a equipe ganhe tempo em oração diante de Deus. Se lavando diante de Deus, se consagrando, profetizando e buscando direção para aquele momento. Infelizmente, ainda vemos grupos que chegam ao culto em cima da hora da ministração, outros que gastam horas com a arrumação das roupas, do cabelo, da maquiagem e ficam somente alguns poucos minutos orando. Penso sim que devemos ser excelentes nas vestimentas e na forma de nos apresentarmos diante de Deus, mas devemos nos lembrar que esta excelência deve ser também de coração, nos apresentando pra Deus em santidade e intenso desejo da presença dEle. Um dia um pastor amigo, me disse uma frase que jamais vou esquecer. Ele disse que no louvor e adoração com danças, Deus não vê dança, vê corações, semelhantemente no louvor e adoração com música Deus não ouve música, ouve corações. Nossos corações devem então estar limpos e adornados para que o nosso louvor e adoração cheguem ao coração de Deus.


Entendendo meu chamado:
Ministro através da dança.


1. VOCÊ PRECISA MORRER
I Co 15:36


Para entregar uma perfeita adoração ao Senhor, é necessário nos entregarmos por completo a Ele. Faça uma pergunta para você mesmo: Eu saí do mundo, mas o mundo saiu de mim? Muitas vezes vemos ministros do Senhor que ainda tem vestígios do mundo em suas vidas; estão sempre magoados, são intolerantes e na maioria das vezes fazem as coisas para aumentar o seu próprio ego… Reflitam em suas atitudes e se descobrirem algum vestígio do mundo em suas vidas se arrependam o e voltem para os braços do Pai. Só assim sua adoração será limpa e pura diante do Senhor


2. VIVER EM SANTIDADE
(Lv 11:45)


Para que a sua dança toque o coração de Deus e para que ela traga cura e transformação para a igreja você precisa viver uma vida de santidade e para isso é necessário seguir de coração o “manual de vida” do cristão (ou seja, a Bíblia) e pagar um preço de jejum e oração. Você deve ter o coração voltado para o Senhor, com os ouvidos bem atentos para ouvir o seu chamado e para ouvir aquilo que Ele quer trazer à igreja através de você, mas para que o Senhor possa trazer isso a você é preciso que você esteja preparado.


3. SER SUBMISSO AOS SEUS LÍDERES
(Ef 6:5)

Se você não consegue obedecer ao seu líder que está vendo será que você vai conseguir obedecer ao Senhor? Lembre-se que toda autoridade foi constituída por Deus (Rm 13:01-02), se você não consegue se submeter ao seus líderes você está amaldiçoando sua vida e provavelmente quando você for líder os seus liderados não se submeteram a você. Você vai colher o que plantou… Em nossas vidas encontramos diversos líderes, os quais devemos respeitar, em casa são nossos pais, na igreja são o líder de ministério e o pastor da igreja, na escola são os professores, etc. Você precisa aprender a se submeter às coisas simples, pois depois disso o Senhor vai te confiar coisas grandes. Lembre-se que o seu líder é uma pessoa ungida pelo Senhor, seja ele, líder de ministério, pastor ou seus pais.


4. SER QUEBRANTADO
(Sl 51:17)

Você como ministro de dança deve estar disposto a ser quebrado e consertado quantas vezes for preciso. Você precisa estar com o coração voltado para a vontade do Senhor e ser for preciso você deve morrer e sofrer o dano. Para evitar dúvidas, vejamos o que significa um coração contrito de acordo com o dicionário:

[Contrito: Cheio de arrependimento; pesaroso]

Observando o significado da palavra “contrito” chegamos a conclusão que precisamos nos arrepender de nossos pecado e ficarmos tristes por todas as vezes que nos afastamos da presença de Deus. Precisamos estar com o coração sensível ao arrependimento.


5. SER HUMILDE E SE IMPORTAR COM AS ALMAS
(Pv 24:11).

Antes de qualquer atitude precisamos saber que somos vasos na mão do oleiro, somos totalmente dependente do Senhor e precisamos 100% de sua misericórdia, nossa dança não é melhor nem pior do que a dança de ninguém. Como ministros do Senhor, temos que entender que o Senhor usa quem Ele quer da maneira que Ele quer. Se hoje Ele usou um colega do ministério glorifique e exalte ao Senhor, ajoelhe-se e agradeça pelo milagre, pois amanhã Deus vai usar você. Mas se você se sente mal com isso achando que você deveria ser a pessoa de destaque na qual Deus deveria estar usando ajoelhe-se e peça perdão.

Sua dança deve sair das quatro paredes, você deve ganhar almas para o Senhor, o ministério do qual você faz parte não pode se contentar simplesmente em dançar perante a igreja, as almas precisam de vocês. Se renda aos pés do Senhor e peça a Ele direção sobre o que deve ser feito e Ele em sua infinita grandeza dará a vocês uma dança onde almas se renderão aos pés dEle.


Maquiagem

A maquiagem é necessária para corrigir as deformações do rosto e realçar seus traços. Tem que haver uma harmonia entre a maquiagem e o figurino.

Não se pode também haver excessos de maquiagem no rosto,
pois, temos que ter discernimento da quantidade de maquiagem usada, para não ficar exagerado.

Tem que haver um padrão para
todos, de como será usada a maquiagem em uma apresentação, para que haja harmonia.


DICAS

-Para retirar o excesso de base e da oleosidade do rosto, pressione sobre a pele, delicadamente, um papel absorvente.


- Quer disfarçar o nariz largo? Aplique corretivo marrom opaco nas abas laterais do nariz e suavize com pó facial opaco
.


- Se o blush borrou ou você errou a aplicação, passe uma camada de pó facial opaco sobre ele para "apagar" o erro. E aplique depois a camada correta
.


- Antes de começar a maquiar os olhos, aplique uma dose generosa de pó iluminador na parte inferior. Ele facilita a remoção dos excessos de maquiagem que possam cair das pálpebras superiores
.


- Para dar profundidade aos olhos, realce o côncavo com sombra preta e vá esfumaçando em direção ao canto externo
.


- Se você tem nariz grande, passe um pouquinho de base dissolvida em água no canto direito e no canto esquerdo do nariz, espalhe um pouquinho com os dedos, e passe na pontinha também.


Maquiagem para cada formato de rosto

-Rosto comprido ou longo: escurecer a parte inferior do queixo e a parte superior da testa, junto a raiz dos cabelos. Clarear as bochechas, o maxilar inferior e as têmporas;


- Rosto triangular: escurecer as laterais do maxilar inferior e o final da testa, junto a raiz dos cabelos. Clarear as laterais da testa, as têmporas e o centro do queixo
;


- Rosto triangular inverso: escurecer as laterais da testa, as têmporas e o final do queixo. Clarear as bochechas, o maxilar inferior e o centro da testa
;


- Rosto quadrado: escurecer as laterais do maxilar inferior, as laterais da testa e têmporas. Clarear o centro da testa e do queixo
;


- Rosto oval: o rosto oval, pela harmonia de suas linhas, não tem necessidade de correções. A maquiagem deve apenas valorizá-lo.


Maquiagem para cada tom de pele

-Morenas: combinam com tons marrons, dourados e vinho. Evite batons claros demais.


- Negras: ficam bem com vermelho, rosa e vinho. Para um visual natural, utilize uma maquiagem que vá do bege escuro ao marrom, batom cobre e sombra dourada
.


- Mulatas: maquiagem terra, vinho, marrom e dourado acentuam sua beleza naturalmente. Não combinam com azul e rosa.

- Orientais: a cor prata e tons escuros de azul ficam bem nos olhos com efeitos esfumados. Nos lábios o vinho combina bem. Não use cores claras, como bege e tons pastéis.


- Loiras: ficam bem com tons de rosa, lilás, vermelho (para noite), azul e prata. Para valorizar a pele clara use tom pastel
.


- Ruivas: marrom, bronze e terra são cores ideais para os olhos. Para batom, prefira a cor marrom, dourado, tons alaranjados, vermelhos ou cor de boca.

Espalhe pancake ou base (do tom da sua pele) por todo o rosto. Cuidado para o pescoço e o colo não ficarem com a cor diferente.

Contorne os olhos pelo lado de fora da pálpebra com um lápis ou delineador preto. O traço de cima nunca se encontra com o de baixo, e nos cantos de fora dos olhos alongue os dois traços paralelamente.

Passe a sombra colorida logo acima da pálpebra, passando o pincel de dentro para fora (no sentido do nariz para as orelhas). O colorido da sombra não deve ficar apenas acima dos olhos, mas deve alongar-se um pouquinho para os cantos de fora.

Entre as sobrancelhas e a sombra colorida, passe uma camada de sombra branca, espalhando no mesmo sentido.

Todas as formas de se alongar os cílios são válidas (curvex, cílios postiços, etc.) O rímel é obrigatório!

O blush deve ser passado na diagonal boca-alto da orelha. Para isso, faça bico com a boca como quem vai dar um beijo, e onde a bochecha ficar funda passe o blush. Sempre de dentro para fora.

Se a sua sobrancelha for muito rala ou curta, aumente-a com um lápis preto ou marrom. Lembre-se que a sobrancelha no palco deve ser realmente longa, estendendo-se além dos olhos. Nunca alongue a sobrancelha para baixo, pois você fica com cara de choro!


O batom também é imprescindível. Tons escuros como marrom vinho ou roxo podem deixar a boca preta no palco, quando a luz azul é refletida.

Um traço de lápis branco na parte de dentro da pálpebra inferior valoriza e abre o olhar.


PENTEADOS

O penteado de um dançarino deve ser criativo e ao mesmo tempo padronizado, para que não fique relaxado e bagunçado.

Há vários tipos de cabelos: lisos, cacheados, crespos, ondulados, etc. Por isso, temos que usar sempre penteados que todos consigam usar.

Nos penteados, podem ser usados vários adereços como: aplique, presilhas, coroas, "tic-tac", gel, laque, redinha, elásticos, arcos e outros. Tudo para deixar seu penteado mais bonito!


Formato do rosto e o penteado

- Redondo: evite o cabelo armado, porque ele dá a sensação de rosto ainda mais cheio. O truque para afinar a face é um penteado puxado para as laterais.


- Oval: Este semblante permite todos os penteados
.


- Quadrado: os penteados que deixam os cabelos mais cheios e arredondados
dão harmonia.

Para disfarçar o queixo fino, use mexas soltas ao redor do rosto.


Todas estas orientações sobre as qualidades do dirigente de louvor e adoração com danças poderão ser uma benção, se seguidas com alegria, humildade e com a consciência de que o Espírito Santo deve ter total liberdade para ministrar como lhe apraz no meio da congregação. Lembrando, porém, que a liberdade no Espírito é condicionada à uma vida de santidade e submissão, a exemplo de Jesus. Que Deus te abençoe!