Geração de Juda

rede 24/11

Seminário de louvor e adoração

Seminário de louvor e adoração


O que é Adorar?
“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tão pouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas. . . Porque nEle vivemos, e nos movemos e existimos . . .” At 17. 24, 25 e 28. Ele é digno de louvor!

O que é Louvar?

Falar a respeito de louvor, não é fácil, mas antes, precisamos saber o que é ADORAÇÃO.

Louvor é fruto de adoração.

Adoração

Como conceito geral, “a palavra “adorar” vem do latim adorare, significando render culto, reverenciar, venerar, amar extremosamente.

“. . . amar extremosamente . . .Deut 6.5 diz: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força.” Em Mc 12.30 Jesus acrescenta “de todo o teu entendimento”.


O conceito bíblico de Adoração é:

Glorificar a Deus – Ao ler-se I Co 10:31, conclui-se que Adoração é glorificar a Deus em tudo, em todas as áreas da vida;

Prestar um culto racional a Deus – Rm 12:1, ou seja, todas as partes do nosso corpo devem se consagradas a Deus, pois o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo (I Co 6:12-20);
Louvar a Deus (Sl 63:5 e 47:6).


Há vários elementos necessários à verdadeira Adoração:

1. Disposição para enfrentar o próprio “eu”;

2. Confissão e arrependimento de pecados;

3. Um despertamento íntimo, que crie o desejo de buscar e adorar a Deus;

4. A convicção de que a própria vida tem sede de adoração a Deus, isso, produto de uma profunda insatisfação pelo tipo de vida que a omite;

5. Entrega total, para que sejam renovados o espírito, a alma e o próprio corpo;

6. Buscar a comunhão, ter uma relação mais íntima com Deus;

7. Ter um altar santificado para oferecer sacrifícios e ofertas que sejam agradáveis a Deus;

8. Estar junto com outras pessoas que têm o mesmo desejo, adorar a Deus;

9. Orar e louvar.


O que significa Louvar?

Louvar pode ser traduzido por: magnificar, aprovar, honrar, glorificar, oferecer ações de graças, elogiar, adorar, aclamar. E, quando não há sinceridade no louvor, lisonjear. Mas hoje, louvar está inteiramente ligado a “cantar” e, esta sem dúvida, tem sido a forma mais usada nas igrejas para adorar a Deus


QUALIDADE TÉCNICA DO LOUVOR É IMPORTANTE:

Você já imaginou cantar músicas de Louvor e Adoração sem ter feito um ensaio prévio, sem ter sido preparado uma harmonia, sempre tocando aquele “feijão com arroz” como determinados Ministérios de Música em algumas igrejas fazem? Será que Deus se agrada disso?


Todos nós que somos chamados pelo Senhor a algum Ministério, devemos ter em mente 3 coisas importântes:

1) Deus nos chamou e devemos dedicar tempo ao Ministério a que fomos chamados: nesse tempo, além de orarmos para pedirmos que Deus nos dirija através do Espírito Santo, devemos também dedicarmos tempo para o estudo. Nesse período devemos ter acima de tudo disciplina que é a essência do aprendizado para depois termos Decisão naquilo que faremos durante o Louvor.

2- Devemos nos dedicar cada vez mais através de treinamento para podermos levar ao Senhor o melhor que podemos dar através daquilo que cantamos ou tocamos. Os ensaios também são muito importante: devemos ensaias exaustivamente até termos a música exatamente como ela é...


A TÉCNICA NOS LEVA A SERMOS MESTRES:

Vemos no livro de Crônicas que os levitas representavam os músicos (ICr 15.22; 16.4-5 e que eram escolhidos por Deus pela sua habilidade (ICr 15.16-19) e consagrados, isto é, viviam exclusivamente para levar o povo de Deus em adoração. Isto nos leva a termos consciência do nosso chamado como verdadeiros adoradores, sermos cheios do Espírito Santo e sermos comprometidos com a Igreja local e a sua missão. Todo este comprometimento com a obra nos leva a sermos mestres, ou seja, que tudo aquilo que aprendemos devemos passar aos futuros Ministros. Por fim, levantamos discípulos para que a obra do Senhor não pare na Igreja devido à nossa falta de conhecimento ou por sermos relapso com o Ministério. O Senhor mesmo disse “levantai discípulos”.Mas para isso devemos ter total consagração ao Ministério e ao Senhor. Lembre-se: quando levantamos discípulos traremos unção dobrada à Igreja.

Por isso irmão, lembre-se: Deus usará você com aquilo que você tem. Se você não procurar aumentar o que você tem, de nada adiantará. Você será substituído por outro que esteja melhor preparado. Mas, o Senhor é fiel àquele que se dedica à sua obra. Por isso, seja um levita legítimo e seja substituído não pelo seu relapso, mas sim por ter levantado discípulos com unção dobrada dentro da Igreja a que congrega e o seu galardão no céu será grandioso na presença do Senhor.